Carnaval e condomínios: atenção para a festa não virar uma dor de cabeça
Os bloquinhos de rua alegram os bairros no carnaval mas podem ser motivo de enorme dor de cabeça para condomínios. Entenda como gerir o seu.

Este ano promete (e já está sendo) um ano de mjuita festa nas ruas das cidades, com blocos de carnaval enfeitando e trazendo vida para os bairros. Porém, se por um lado eles trazem muita coisa boa, por outro, para os condomínios, acabam trazendo uma série de problemas e, nesse sentido, a gestão precisa ficar atenta para evitar uma “dor de cabeça” daquelas.
A festa pode vir a trazer problemas vive ou trabalha em determinado bairro e, quem sofre com isso, são os moradores dos condomínios e casas, bem como os donos de comércios. Isso ocorre pois, tristemente, o blocos trazem junto com a diversão, muito barulho, sujeira e brigas.
Em relação aos condomínios é necessário que o síndico e os administradores dos prédios tenham muito cuidado. Os blocos de rua, a cada carnaval, vêm crescendo e relatos não faltam de depredação à fachada dos condomínios. A gestão e assembléia devem prever despesasnessa época.
O que fazer se o bloquinho passa em frente ao condomínio?

Algumas dicas são ótimas para lidar com esse evento sazonal.
- Contratação de vigilantes;
- Proteger a fachada (jardins, portões e paredes);
- No caso de fachadas de vidros, por exemplo, colocar tapumes;
- O administrador pode, inclusive, cercar jardins e canteiros para a proteção do imóvel;
- Orientar moradores quanto aos horários dos blocos, para que se evite circulação nesses horários;
Ações como essas irão ajudar a minorar possíveis problemas decorrentes da passagem dos blocos diante do empreendimento.
O síndico também deve ter atenção voltada para dentro do condomínio, pois nesse período de carnaval é comum os moradores escolherem as dependências para fazer confraternizações, como na churrasqueira e/ou no salão de festa, convidando agregados e por muitas vezes, estrapolando os limites e pertubando o sossêgo dos demais moradores.
Dicas que irão auxiliar a gestão do condomínio
- Manter atualizado o Regimento Interno com as proibições pertinentes;
- Proibir o consumo de bebidas alcoólicas na área da piscina e demais áreas comuns de circulação (permitido somente em locais destinados para isso, como: salão de festas e espaço gourmet – somente para maiores de 18 anos);
- Limitar os visitantes nas reuniões e encontros nas churrasqueiras conforme Convenção de cada prédio;
- Reforçar as orientações para a locação de salão de festas e churrasqueira nessa época do ano;
- Ajustar o Regimento Interno para que as reuniões de cunho pessoal não se tornem grandes festas, pois essa não é a destinação dos espaços internos do condomínio;
Gerenciando bem a sazonalidade, o que resta é curtir o carnaval de fato. Gostou deste post? Acompanhe o blog para mais conteúdos sobre segurança residencial, automação residencial, arquitetura e dicas para sua casa.